DEVO SER 100% SAUDÁVEL?

Sempre me perguntam – “Devo ser 100% saudável? Você consegue ser 100% saudável e comer assim o tempo todo?”

A resposta honesta é NÃO, mas a maior parte do tempo, provavelmente 90% , SIM!

Por quê?

Tenho vários por quês para contar…

Porque eu gosto de comer assim, meu paladar e os meus hábitos já estão acostumados.

Porque eu me sinto melhor assim. Eu tenho muita energia e raramente experimento mudanças de humor, como eu costumava sentir antigamente.

Porque eu tenho uma alimentação divertida assim, eu estou sempre inventando novas receitas e tentar e experimentar coisas novas me divertem.

Mas quando chega nos dias de comemorações, aniversários e encontros familiares você não sabe o que fazer?

É por isso que eu não acho que devemos sempre apontar para 100% saudável, em 100% do tempo!

Todo mundo precisa se soltar um pouco e se permitir algo que considere “o seu mimo especial”. É aí que vem os outros 10%.

Mas antes de você festejar, aqui vão 3 lembretes importantes:

1) Lembre-se que o comemorar não é só comida! Aproveite as outras partes, converse bastante, brinque, relaxe e movimente-se o mais que puder.

2) Decida o que são seus desejos especiais, escolha bem e cuidado para não comer sem perceber, atente para o que e o quanto você está comendo.

Por exemplo, eu lentamente ao longo do tempo reduzi minha ingestão de açúcar a um ponto em que tudo o que eu gosto e que já contém açúcar, está sempre doce demais para mim. Acabo por experimentar só um pedacinho e por isso sempre prefiro escolher algo menos doce.

3) Quando você tem o seu prazer de desfrutar de cada momento de comemoração de forma consciente, sem culpas e medos, você se sente poderosa!

Lembre-se que somos nós que escolhemos o alimento que vamos comer e não o alimento que nos escolhe. Liberte-se de qualquer coisa que te vicie!

Comemorações, Confraternizações e Feriados a parte, essa regra dos 100%, 90% e 10% serve em outros momentos também, se permita ser feliz com consciência!

É verdade que as vezes não tem como evitar e acabamos comendo além da conta, mas lembre-se que amanhã é outro dia e tudo volta ao normal, só depende de você!

Siga as dicas abaixo:

  • Dia de compras e preparo das festas: não fique sem se alimentar por muitas horas, mesmo na correria das compras, leve na bolsa opções de lanches rápidos, como frutas ou castanhas. Esses são trunfos para um lanchinho mais leve fora de casa. Lembre-se da garrafinha de água a todo tempo ao alcance das mãos;
  • Durante o dia das festas procure fazer uma alimentação mais leve como saladas com vegetais folhosos e frutas variadas;
  • Antes das festas faça um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e queijo;
  • Cuidado com o tamanho das porções – as festas são para celebração com familiares e amigos e para se divertir você não precisa se exceder na alimentação nem nas bebidas.
  • Dê preferência as preparações assadas e grelhadas. Evite as frituras;
  • Para a sobremesa, comece sempre pelas frutas e depois escolha o que você mais gosta;
  • Tire o foco da comida. O mais importante é estar com as pessoas, se confraternizar e até planejar em grupo uma mudança de padrão alimentar para o próximo encontro (Manifesto -Nutrifesto);
  • Priorize suas escolhas e não fique pensando, principalmente quando chegar em casa o que não comeu … coma devagar até para perceber o quanto é suficiente para você!
  • Nos dias antes e depois da festa procure movimentar-se mais. Pode ser uma caminhada, uma pedalada ou mesmo uma chegada à academia. Você pode também ir a pé até o supermercado e subir de escadas ao invés de utilizar o elevador;
  • Na hora de escolher o presente, no caso de aniversários, contribua para a boa forma das pessoas que você ama. Um livro sobre alimentação, uma bola, uma cesta de produtos naturais, são idéias que agradam.

 

Comer também é uma forma de comemorar, porém, cuidado e atenção para manter o seu foco em seu objetivo!

Comer com liberdade nos faz escolher o melhor a maior parte do tempo e não o tempo todo!

Qual é o seu “mimo especial”?

Comente agora aqui, eu vou adorar saber!