Como escolher melhor os Alimentos no SuperMercado

Você sabe escolher o melhor entre os alimentos industrializados no Supermercado?

Que bom era quando comiamos os alimentos sem nos preocuparmos com qualquer informação. Sabiamos a sua origem e apenas de bater os olhos o seu grau de frescura e nada mais.

Entretanto, a oferta de milhares de produtos alimentares que cresce a cada dia, as preocupações com a segurança dos alimentos, com a qualidade dos ingredientes e com a praticidade dos industrializados, mudou esse comportamento.

No Dia do Consumidor eu pergunto? Você sabe escolher o melhor entre os alimentos industrializados no supermercado?

Fora o prazo de validade, que deve ser verificado sempre, que todos sabem a importância, as demais informações nos rótulos dos produtos acabam sendo deixadas de lado.

Esse post é para esclarecer e te ensinar como escolher melhor os alimentos no SuperMercado, então vamos as dicas!

Dica #1 – Lista de ingredientes

A lista de ingredientes sempre é apresentada por ordem decrescente da quantidade com que são utilizadas. Ou seja, em primeiro lugar aparece o ingrediente mais utilizado e assim sucessivamente.

Portanto se aqueles produtos que você adora tem como 1º. Ingrediente qualquer um destes citados aqui: açúcar, xarope de glicose, farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico (farinha branca), é sinal que você está comendo muitos alimentos refinados e com calorias vazias.

Dica #2 – Compare os ingredientes

Escolha sempre os produtos com menos ingredientes.

Quando você se depara com a seguinte situação:

– Na frente da gôndola no mercado, o mesmo produto é vendido por duas marcas diferentes. Em uma, o produto tem 14 ingredientes, entre eles muitos conservantes e nomes estranhos. O da outra marca, apenas cinco ingredientes conhecidos, algo como tomate, cebola, salsa, alho e sal. Esse segundo é o mais próximo da comida de verdade e é ele que você deve levar para casa.

Outro exemplo: O doce de leite… prefira colocar a lata de leite condensado (feita com apenas três ingredientes) na panela de pressão do que comprar doce de leite pronto, que tem mais de seis ingredientes listados.

Use essa lógica da comparação para tudo que você comprar de comida industrializada, do leite ao macarrão. Como sempre ela tem seu preço. O melhor é sempre mais caro, porém economizamos em não gastarmos com remédios mais adiante.

Dica #3 – Menos é mais saúde!

Na tabela de informações nutricionais, que obrigatoriamente deve aparecer o valor energético (as calorias), os carboidratos, as proteínas, as gorduras, as gorduras saturadas, as gorduras trans, fibras e o sal, fique de olho nas porcentagens.

Cada vez mais as pesquisas mostram que devemos ficar atentos as quantidades que ingerimos de certos alimentos nocivos ao nosso organismo. Ganha a disputa aquele que tiver menos sódio, menos gordura saturada, menos açúcar e tiver mais qualidade.

Enfim, acho que entender os rótulos para poder ter a chance de optar em comprar o melhor que a indústria produz é o caminho. Devemos ser críticos, curiosos e “palpiteiros” sim, se uma empresa consegue fazer melhor, porque então oferecer um produto de baixa qualidade?

Nossas escolhas podem realmente modificar o mercado, nos tornar mais saudáveis e mudar as decisões das empresas que utilizam esses ingredientes nocivos.

Compartilhar a verdade é o primeiro passo para mudar o sistema alimentar. Se você conhece alguém que está comprando só os piores alimentos industrializados, por favor, compartilhe esta informação com eles.

Espero que você tenha gostado deste artigo. Se você quer saber mais sobre esse assunto e ainda ficar por dentro das novidades em alimentação, clique aqui para se inscrever na minha lista e eu vou enviar conteúdo valioso por email. Estas dicas valem muito… eu vou entregá-las gratuitamente para você, porque quero cumprir minha missão de impactar de forma saudável a vida de um milhão de pessoas.

Conto com você!

Ah… eu ficaria muito feliz se você deixasse seu comentário aqui embaixo. Forte abraço!

NÃO PERCA OS PRÓXIMOS POSTS

Cadastre-se para receber novos conteúdos em primeira mão!

privacy Nós respeitamos sua privacidade. Jamais faremos Spam.